A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) está prestes a publicar um novo edital para contratações ao quadro de pessoal efetivo. O projeto básico do concurso Correios 2024 já está pronto e conta com a oferta de 3.468 vagas para profissionais de níveis médio e superior, abrangendo diversas funções.
O documento, que possui os detalhes preliminares do certame, revela os tipos de prova, gerando especulações de qual será a banca organizadora. A empresa contratada deve ser confirmada nas próximas semanas, tendo em vista a previsão de publicação do edital para até setembro deste ano.
Vale lembrar que o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, já havia dado declaração de que a nova seleção seria voltada para o nível operacional, uma vez que o objetivo é fortalecer os pontos de entrega. Esse concurso Correios é esperado há cerca de 13 anos, quando teve o seu último edital ofertando vagas de Agentes e Analistas.
Situação atual: banca em breve
O concurso Correios 2024 teve o andamento dos trâmites retomados e está prestes a ter sua banca organizadora divulgada. É importante lembrar que o processo de contratação da empresa responsável pela organização da seleção havia sido revogado para inclusão de novas regras no fim de julho.
Nesta segunda quinzena de agosto, a licitação foi reiniciada para contratação da banca organizadora. As especulações é de que a empresa escolhida para cuidar do novo edital foi o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Isso porque o projeto básico do edital, divulgado recentemente, informa que as provas escritas de caráter objetivo contarão com questões de certo ou errado. Esse formato é mais comumente utilizado pelo Cebraspe, o que leva a acreditar nessa instituição como banca.
Cronograma do edital
De acordo com o cronograma publicado anteriormente pelo órgão, a banca organizadora deve ser revelada ainda neste mês de agosto. Dessa forma, haverá tempo hábil para a publicação do edital em setembro, conforme o previsto. Outra previsão do concurso Correios é de que a lista de aprovados seja divulgada em dezembro de 2024.
Para que isso aconteça, as inscrições devem ser realizadas até início de novembro, e as etapas aplicadas até a primeira quinzena de dezembro. Dessa maneira, os participantes que forem considerados aptos poderão iniciar o ano de 2025 trabalhando.
Vagas em todo o Brasil
Outro ponto que chamou a atenção na carta-edital do concurso Correios foi para o número de vagas, que soma 3.468 oportunidades. O quantitativo inclui vagas imediatas e formação de cadastro reserva. Contudo, ainda não foi revelada como ficará essa divisão. O que se sabe é que essas serão disponibilizadas em todo o país:
- Centro-Oeste: 446 vagas de nível médio e 177 de nível superior;
- Nordeste: 669 vagas de nível médio e 62 de nível superior;
- Norte: 240 vagas de nível médio e 41 de nível superior;
- Sudeste: 1.048 vagas de nível médio e 61 de nível superior;
- Sul: 696 vagas de nível médio e 28 de nível superior.
As 3.468 vagas serão divididas em dois cargos. O primeiro é de Agente dos Correios, que reúne a maioria das oportunidades (3.099), requer nível médio completo e conta com remuneração em torno de R$ 2,4 mil. É provável que dentro dele sejam ofertadas funções de:
- Carteiro;
- Operador de Triagem e Transbordo;
- Atendente Comercial; e
- Suporte.
As outras 369 vagas do concurso Correios seriam para Analistas, com remuneração de cerca de R$ 6,8 mil, cujo principal requisito é ter nível superior. Ainda não foram confirmadas quais áreas de atuação serão contempladas, mas espera-se que haja funções de:
- Administrador;
- Administrador Postal;
- Advogado;
- Analista de Sistema;
- Arquiteto;
- Bibliotecário;
- Contador;
- Economista;
- Engenheiro;
- Estatístico;
- Museólogo;
- Pedagogo; e
- Psicólogo.
Existe a possibilidade de profissionais de outros setores também serem contemplados.
O projeto básico do edital 2024 revela alguns detalhes sobre a realização das etapas. O documento informa que todos os candidatos deverão passar por prova objetiva, com cerca de 120 questões. Essas contemplarão itens de "certo ou errado" acerca de:
- Conhecimentos gerais;
- Conhecimentos complementares;
- Conhecimentos específicos.
A outra etapa que o concurso Correios 2024 deve ter é a de prova discursiva, exclusivamente para o cargo de Analista. Se a avaliação acontecer conforme o previsto na carta-edital, os participantes deverão redigir um texto dissertativo sobre algum tema da Atualidade. Esse será informado no caderno de prova.
A aplicação das etapas deverá acontecer em mais de 300 cidades brasileiras localizadas em todos os 26 estados e no Distrito Federal. Possivelmente, isso acontecerá em dois turnos. Os candidatos de nível superior devem resolver as provas pela manhã e os inscritos em cargo de nível médio, na parte da tarde.
